Os Abençoados


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Quem envia o missionário? A igreja local ou o Espírito Santo?

Quem envia?
 
O chefe da obra missionária é o Espírito Santo. Ele veio para ajudar todo cristão a ter uma vida bela, veio para capacitar o crente a ser testemunha de Cristo, veio para dirigir a obra missionária.

1. O  Espírito Santo é quem separa:

"Disse o Espírito Santo: separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado" (Atos 13.2).

O Espírito Santo é quem define quem vai e quem não vai para a obra missionária. Todavia é muito importante entender que o Espírito Santo se expressa dentro do ambiente eclesiástico, isto é, ele honra a igreja local, a dignifica e opera por intermédio dela.

2. O Espírito Santo quer o melhor:

"Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores.." (Atos 13.1)

A igreja tem que enviar os melhores para o campo missionário. Na igreja em Antioquia estavam os melhores, e o Espírito escolheu àqueles que tinham vocação para o trabalho transcultural: Saulo e Barnabé, dentre os mais capacitados.

3. O Espírito Santo é quem envia:

"E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre" (Atos 13.4)

Como se pode notar, o instrumento do Espírito Santo para o envio é a igreja local. Eles jejuaram, oraram e impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo e assim os enviaram. A igreja se comprometeu, e os despediram para o campo.

4. A pergunta: Quem envia?

A resposta é o Espírito Santo, por meio da igreja. A igreja local é o instrumento de Deus para que o Espírito Santo possa enviar. A infra-estrutura para missões está na igreja local. Toda obra sem o apoio da igreja local está fadada ao fracasso, pois não haverá o poder espiritual necessário para levá-la adiante. E toda obra sem a direção, a regência do Espírito Santo também estará com certeza propensa ao fracasso.

A igreja é missionária por natureza e não por opção ou escolha. A igreja é mais do que o agente divino para a evangelização, é, em submissão a Cristo, o agente de todo o propósito cósmico de Deus na terra.

Finalizando: Se a nossa igreja local não for missionária por natureza, então alguma coisa está errada. Falta algo de conteúdo espiritual. O Espírito Santo não está encontrando liberdade e espaço para: separar, capacitar e enviar missionários para o campo transcultural. Essa igreja local na verdade não está desfrutando da plenitude do Espírito Santo.

Pr. Antonio Romero Filho
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Participe e ganhe!

Nos Acompanhe!

Facebook - Curta nossa Página…

Tecnogospel

Missões e Evangelismo

Vivos! O site da fé Cristã!

Publicidade

Divulgador

Publicidade