Os Abençoados


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

ATRAINDO A ATENÇÃO DO RESGATADOR

Então ela (Rute) foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Casualmente entrou justo na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque. (5) Boaz perguntou ao capataz dos ceifeiros: A quem pertence aquela moça? (6) O capataz respondeu: É uma moabita que voltou de Moabe com Noemi.  (7) Ela me pediu que a deixasse recolher e juntar espigas entre os feixes, após os ceifeiros. Ela chegou cedo e está em pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo. (Rute 2.2-7)

A figura de Rute tipifica a Igreja do Avivamento e cada um de nós, resgatados da nossa vida vazia que tínhamos enquanto ainda éramos estrangeiros quanto à Aliança. Sendo Rute um tipo da Igreja, Boaz, o resgatador, tipifica o Senhor da Seara, Jesus Cristo, o Messias. 

Em Rute 2.1, somos informados de que Boaz era um homem rico e influente. Seu nome significa “filho da força”, inclusive este foi o nome dado a um dos dois pilares de bronze colocados à entrada do templo construído por Salomão.  Há revelações no livro de Rute que nos mostram como devemos ser e agir para atrairmos a atenção e o favor daquele que tem todo o Poder. 
 
Para chamar a atenção do Messias é preciso decidir colherRute, a Moabita, disse a Noemi: vou recolher espigas no campo daquele que me permitir. (Rt 2.2).  Uma nova convertida, recém chegada à Casa do Pão e à Terra do Louvor (Judá), decide sair quase que sem rumo para colher. Era tempo da colheita do trigo e da cevada e muitas pessoas estavam envolvidas nesta tarefa. A Lei previa que os donos dos campos reservassem as extremidades das plantações para que os necessitados buscassem alimentos. Rute saiu na fé que encontraria um lugar onde seria bem recebida para colher a subsistência dela e de sua sogra.
Você já ouviu falar do Vale da Decisão?  O profeta Joel escreveu sobre este “lugar”: Multidões, multidões no vale da Decisão! (Jl 3.14).  Infelizmente, há multidões de crentes que fazem acampamento no vale e nunca decidem ser o que Deus quer que sejam. São indecisos, nunca “descem do muro”. Quem se estabelece no Vale da Decisão não chama a atenção do Messias. 

Rute teria várias desculpas para retardar sua saída para colher. Mas ela foi decidida e por isso chamou foi abençoada pelo Deus de Israel, chamou a atenção do resgatador e alcançou grande prosperidade.

Algumas pessoas na Bíblia tiveram que receber um empurrãozinho de Deus para deixar o Vale da Decisão. Moisés, Gideão, Jeremias... são alguns deles. Moisés e sua baixa estima. Gideão e sua dificuldade de crer na fidelidade de Deus. Jeremias e a desculpa de ser muito jovem e imaturo para a tarefa. As pessoas que atraíram o favor de Deus sobre suas vidas passaram pelo Vale da Decisão e decidiram por obedecer e servir a Chamado de Deus.  Hoje é o dia de você decidir!

            Para chamar a atenção do Messias é preciso ser dedicado. O testemunho do capataz dos ceifeiros de Boaz acerta de Rute impressionou seu patrão: Ela chegou cedo e está em pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo. (Rt 2.7b).  Rute se mostrou incansável não sabendo que estava sendo observada. Inclusive o livro registra o montante de cevada colhida por ela naquele dia de trabalho. De acordo com Rt 2.17, ela colheu até “entardecer” e depois dedicou-se a debulhar as espigas que apanhara, perfazendo um total de mais de 20 quilos (a medida no original hebraico é em efa, algo em torno de 20 a 40 quilos!).

            A autorização que Rute recebeu de Boaz em 2.8 era para que continuasse a colher em sua propriedade até o final da ceifa. Ela não precisaria colher tanto sabendo que teria liberdade para retornar outros dias e recolher ali seu sustento. Por isso não há como negar que Rute era uma mulher dedicada ao trabalho.

Vivemos hoje o tempo profético da Última Hora, tempo quando precisamos aproveitar ao máximo as oportunidades para fazer a Obra do Senhor. Observe este texto: Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha.  (Provérbios 10.5). Hoje é o dia de você assumir o compromisso de ser um Filho Sensato e dedicar-se à colheita. 

O texto fala da vergonha do pai cujo filho dorme durante a colheita. Algumas vezes na Bíblia o verbo “dormir” é sinônimo de “morrer”. Você não pode admitir uma passividade de um defunto em face dos desafios da colheita.
Para chamar a atenção do Messias é preciso se humilharEla inclinou-se e, prostrada, rosto em terra, exclamou: Por que achei favor a seus olhos, ao ponto de o senhor se importar comigo, uma estrangeira? (Rt 2.10).  

Quem se humilha alcança o favor do Senhor. Rute é um exemplo da postura que devemos assumir para atrairmos o favor do Messias sobre nós e sobre nosso povo. Agindo desta forma, decerto os olhares do Senhor nos alcançarão e ouviremos dele a mesma promessa que Rute ouviu do seu resgatador: Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa. (Rt 3.11).  

O Deus de Israel reserva suas mais preciosas bênçãos para seus servos decididos, dedicados e humildes para realizar sua obra.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Participe e ganhe!

Nos Acompanhe!

Facebook - Curta nossa Página…

Tecnogospel

Missões e Evangelismo

Vivos! O site da fé Cristã!

Publicidade

Divulgador

Publicidade